O empate contra o Porto tinha certamente motivado os jogadores do OCB, todavia, não com a motivação suficiente para irem a Valongo ter uma postura em ringue que permitisse conquistar pontos.
Se o primeiro tempo foi minimamente equilibrado, onde apenas o golo de Rafa através da conversão de uma grande penalidade é motivo de destaque, já o segundo tempo foi minimamente animado.
O Valongo primeiro por Henrique Magalhães, outro atleta que transitou de Barcelos para Valongo, ampliou por 2-0 e, pouco depois surgiu o terceiro.
Zé Braga ainda reduziu para 3-1 após diversas tentativas depois de um livre directo executado de forma medíocre mas, o melhor já tinha chegado.. Num lance disputado com Hugo Costa, Rafa - o tal a que todos ficaram escandalizados aquando da crítica do Sempre Barcelos a este jogador no jogo da primeira volta - simulou uma agressão e, posteriormente tentou travar-se de razões com o jogador do Óquei. Após um cartão azul a ambos os jogadores - não se entende o azul mostrado ao número nove do Barcelos - Rafa tentou agredir o seu antigo companheiro de equipa e, numa confusão gerada na zona dos bancos (o que é habitual em Valongo com inúmeros directores e agentes da Polícia de Segurança Pública) os árbitros da partida entenderam por bem expulsar os dois jogadores, fazendo com que, na próxima quarta-feira, Hugo Costa não possa dar o seu contributo diante do Hóquei de Braga que visitará a Catedral da modalidade.
Quanto ao placard, ele voltou a alterar-se mas apenas em favor dos homens da casa e que chegou até ao 5-1. Desde a expulsão, a equipa do Barcelos voltou a mostrar uma clara falta de liderança, uma clara falta de voz de comando, que apenas lá está para as papaias do complexo do apoio exclusivo a jogadores da casa que todos já ficamos a conhecer em público. Contabilizaram-se cartões azuis, diversas faltas e até provocações a jogadores valonguenses após execuções perfeitas de livres directos. Isto acabou por permitir também que os mesmos bons executantes, acabassem a faltar ao respeito, tentando fazer do jogo um torneio 3X3 de verão, onde se põem à prova os dotes de malabarismo em cima dos patins com uma bola colada ao stick.
Como já referido, na próxima quarta-feira, o Óquei recebe o vizinho Braga, que conta com apenas mais um ponto na tabela classificativa. E, por falar em tabela classificativa, apesar do OCB ocupar o nono lugar na prova, viu o Paço d'Arcos - que está em lugar de play-out - ficar a apenas três pontos, pelo que se perde de forma emergente uma vitória no próximo encontro.
Foto: Jornal de Barcelos.