Segundo noticia o Barcelos Popular no seu facebook oficial, a Federação de Patinagem de Portugal atribuiu à Associação de Patinagem do Minho a organização das finais a quatro de iniciados e juniores, que decorrerão nos dias cinco e seis do mês de julho do presente ano, a realizar no pavilhão municipal de Barcelos.
Esta será uma notícia que irá encher de motivação os juniores do Óquei de Barcelos na sua caminhada pelo nacional, já que estes seguem, até ao momento, na liderença da sua série do nacional da categoria, pois no único jogo realizado até ao momento, venceram-no: em Viana do Castelo por 5-2. Em caso de conseguirem depois, o apuramento para a final-four, será uma grande oportunidade para repetir o ceptro conquistado em 1999 e, mais recentemente, em 2009.
No que diz respeito a iniciados, já não haverá motivação possível para o nosso clube, pois os iniciados não se conseguiram classificar nas três primeiras posições no campeonato regional, pelo que ficaram desde logo pelo caminho, restando, no que diz respeito aos barcelenses, poderem ver a outra equipa do concelho, ADB/Campo jogar essa final-four, visto que, de momento, joga o nacional sub-15 e, foi inclusivamente campeã regional desse mesmo escalão.
Recorde-se que, nos últimos anos, Barcelos tem vindo a realizar diversos eventos da modalidade no pavilhão municipal, todavia, sem nunca o Óquei estar presente.
Em Setembro de 2006, o Porto e a Juventude de Viana jogaram no municipal de Barcelos a Supertaça António Livramento, com os dragões a superiorizarem-se diante dos vianenses.
Em 2011, infantis e juvenis jogaram naquele grande palco a final-four, onde a ADB/Campo e o Sporting - com João Candeias na equipa e em grande plano - se sagraram campeões nacionais.
Meses mais tarde, o campeonato do mundo de juniores jogou-se em Barcelos, com a selecção nacional portuguesa a perder na final diante da Espanha. O antigo atleta do Óquei, Hélder Nunes, fazia parte dessa equipa.
Em Julho passado, Barcelos recebeu também a final-four da Taça de Portugal, com o FC Porto a bater a Oliveirense na final e a conseguir na altura, a dobradinha.
Espera-se então que, no início de Julho, o Óquei esteja finalmente nas grandes decisões neste palco fantástico e, se sagre pela terceira vez, campeão nacional de juniores.