quarta-feira, 31 de julho de 2013

Calendário do nacional 2013/2014 definido: Óquei arranca na Catedral diante do Benfica

Foi sorteado esta tarde o calendário para a temporada de 2013/2014... E que sorteio!

O Óquei de Barcelos tem um início a todo o gás, começando por defrontar o Benfica no Pavilhão Municipal de Barcelos, deslocando-se ao Dragão Caixa na segunda jornada e recebendo o quarto classificado do campeonato passado, a AD Valongo, na terceira jornada.

Mas desengane-se quem pensa que o calendário suaviza aqui, porque à quarta jornada o Óquei joga num pavilhão onde raramente tem garantido pontos, o Pavilhão das Goladas em Braga e recebe na quinta jornada o Candelária.

Segue-se um jogo contra o recém-promovido Carvalhos, onde o Óquei chegará certamente sobre brasas até porque os jogos seguintes incluem uma deslocação a Turquel e uma recepção ao rival Juventude de Viana, seguindo-se logo uma deslocação a Tomar onde o Óquei de Barcelos sofreu pesada derrota da última vez que lá jogou.

Um início assim fará certamente com que a SAD se apresse a fechar o plantel de forma concisa e convincente porque uma entrada em falso num campeonato destes, poderá deixar o Óquei numa posição parecida com a da temporada 2009/2010 que teve uma pré-época similar a estas ao nível das indecisões e que resultou nuns míseros quatro pontos por altura do Natal ou, até mesmo se pegarmos no caso recente da época passada que, após os três primeiros acessíveis jogos, o Barcelos passou uma travessia no deserto com a série de quatro terrível que teve na altura e, após esse período, nunca mais teve estabilidade, acabando por ficar em oitavo lugar. 

A novidade para a temporada que inicia em Outubro é que, além dos quatro últimos descerem à segunda divisão, os décimo primeiro e décimo segundos classificados do nacional da primeira divisão, irão realizar um play-out contra os segundos classificados das zonas norte e sul da segunda divisão, numa competição a eliminatória, onde um clube da primeira irá defrontar um da segunda. Tudo isto para que na época 2014/2015 tenhamos apenas catorze clubes no nacional da primeira divisão, logo esse play-out irá servir de ajustamento do campeonato, daí que seja mais que nunca emergente o aparecimento de jogadores que tragam garantias de manutenção.

No menu do lado direito, está disponível o calendário na integra com os adversários e respectivas datas de cada jornada.