Duelos entre Kaos Barcelense e Super Dragões acendiam os derbys entre Óquei e Porto. Agora é só um clássico... |
Os Super vêm? Quantos é que virão? A Kaos vai ter muita gente? Vai haver coreografia? Estas eram as frases mais ouvidas nas semanas em que antecediam os grandes jogos entre Óquei de Barcelos e FC Porto e que, se repetiriam certamente nos dias de hoje no seio dos adeptos do Barcelos, caso a realidade de outros tempos fosse a mesma.
Hoje em dia já nada é assim e safam-se pequenas franjas minoritárias aqui e ali na bancada que marcam de forma vincada o apoio ao clube, independentemente de quem veste a camisola, para agrado de alguns, desagrado de outros.
Aliás, por falar em franjas minoritárias, prova de que Barcelos vivia com intensidade este clássico, são as declarações exclusivas de Paulo Freitas ao Sempre Barcelos no início desta época, em que disse que claramente que Barcelos era "tremendo" para os seus adversários, quando confrontado com a questão de como era jogar contra o OCB nos tempos em que "defendia" a baliza do FC Porto.
Apesar do jogo apenas se realizar na próxima quarta-feira, fruto de compromissos europeus - do FC Porto, claro, porque os do Barcelos, ao contrário dos objectivos do "Mister", já ficaram por terra - ao contrário da data inicialmente agendada para o próximo Sábado.
O Óquei de Barcelos, apresentar-se-á ao que tudo indica, na máxima força, sem jogadores lesionados ou castigados, à semelhança dos dragões que, viram o capitão e histórico jogador da modalidade, Reinaldo Ventura, regressar na passada quarta-feira diante do Valongo - os valonguenses empataram na casa do Porto a duas bolas (!) - após dois meses de paragem, fruto de uma lesão.
Este continuará e há-de ser sempre um clássico da modalidade, mas há muito que deixou de ser um derby. Passou a ser um jogo especial para os adeptos do Óquei, quanto mais não seja pelas boas recordações que o Porto traz nos confrontos passados em Barcelos e não só. Ao contrário do que diria um iluminado, ninguém está agarrado ao passado. Estamos apenas orgulhosos do que o Óquei já foi e do que os adeptos ajudaram a construir.
O jogo tem início marcado para as 21:30 horas e, em caso de transmissão televisiva, informaremos logo que possível.
Foto Kaos Barcelense: Toni Rosas - Barcelos Popular.
Foto Super Dragões: Pedro Blue - Fotos da Curva.