OCB - SL Benfica (2000/2001) A Kaos esteve em grande e empurrou o OCB para o título! |
Existem vários relatos de que a Kaos Barcelense apareceu já nos anos oitenta, contudo, os mais longínquos discursos contados por quem pertenceu à histórica claque barcelense falam na fundação em 1992, na invasão de vários autocarros a Oeiras para o assalto ao primeiro título nacional do Óquei, entre outros momentos históricos do clube, contudo, dado um episódio de violência grave num jogo frente ao Benfica numa final-four da Taça de Portugal em meados dos anos noventa.
Foi portanto, a vinte e quatro de Novembro de 1997 que, se definiu como a data de fundação da Kaos Barcelense, claque pela qual passaram mais de metade da totalidade dos jovens barcelenses. Foi uma claque que marcou a juventude de muitas pessoas, o hábito de ir ao Óquei ao sábado à noite ver brilhar os italianos, Paulo Almeida, Pedro Alves, os argentinos, os espanhóis, o muro Guilherme, entre outros, generalizou-se entre os jovens da cidade e, o topo sul enchia para empurrar o Óquei de Barcelos ao título. Houveram também momentos em que a Kaos Barcelense esteve presente no apoio ao Gil Vicente, dada era a grandeza deste grupo de apoio organizado.
Quem não se lembra deste jogo na foto? O título de 2001! Quem não se lembra de na semana anterior a Kaos ter invadido Fânzeres para o assalto ao título na casa do FC Porto? Quem não se lembra de no ano seguinte a Kaos ter invadido Guimarães? Das invasões ao Américo de Sá e ao velhinho pavilhão da Luz? Da invasão a Sevilha, à Corunha, a Barcelona ou mesmo das recentes recepções a HC Braga e AJ Viana, para não falar nas invasões a Valongo, Gulpilhares e Viana do Castelo.
Hoje em dia, infelizmente não é assim. Ontem, em vésperas de mais um aniversário da claque, o topo sul do municipal de Barcelos estava vazio, completo apenas por jovens jogadores que tentam dar réplica àquilo que também eles se habituaram a ver a Kaos. O ambiente, como relata o Barcelos Popular no seu facebook oficial era morno, atípico de uma noite europeia, atípico para um jogo na Catedral do maior de Portugal.
Segue aqui o apelo do Sempre Barcelos para que os jovens de Barcelos se voltem a unir, voltem a criar o "Inferno da Catedral", pois o Óquei precisa de vocês, mesmo que continuem a não vos atender telemóveis para se reunirem com quem de direito para vos apoiar, mesmo que sintam que existem pessoas que têm o objectivo de acabar com a claque, contrariem-nos e apareçam, apareçam em força e à boa maneira "Ultras 97", porque os jogadores precisam do vosso apoio, porque os jogadores sentem que falta ali algo que os completa e, a Kaos tem uma história a defender, tem o rótulo de melhor claque portuguesa de sempre no apoio exclusivo de pavilhão e, sempre foi e continuará a ser parte integrante do clube, doa a quem doer. Um por todos e todos pelo Barcelos.
Foto: Barcelos Popular.