quarta-feira, 4 de setembro de 2013

João Marques em entrevista: "espero reencontrar a alegria de jogar!"


Após o jogador João Candeias e o novo treinador do Óquei Paulo Freitas terem aceite o convite, agora foi a vez de no dia de hoje o atleta João Marques, recentemente contratado ao Valongo ter sido entrevistado por este espaço, pelo que desde já, agradecemos a disponibilidade do atleta. Nesta entrevista, João Marques mostrou o seu sentimento de satisfação por se ter mudado para uma nova casa, após um período conturbado no seu antigo clube, o que o levou à saída do mesmo.

Segue-se a entrevista na íntegra com o novo reforço barcelista.

Sempre Barcelos: Destacou-se muitas das vezes pelas boas exibições ao serviço do Valongo nas suas visitas a Barcelos, pelo que muitos dos adeptos do Barcelos já conhecem. Mas afinal, quem é e o que ganhou o João Marques?
João Marques: Bem, em termos de títulos não tenho propriamente grandes conquistas, fui campeão distrital em Juniores e vice-campeão da segunda divisão, tendo alcançado por duas vezes a final-four da Taça de Portugal e, na última época, o quarto lugar e respectivo apuramento para a liga europeia, sempre ao serviço do Valongo. De resto, sou um jogador de vinte e oito anos que começou no C.S.P. Alfena aos sete, passei um ano pelo Académico F.C., regressei ao Alfena e mudei-me para Valongo aos quinze anos tendo permanecido até ingressar este ano no Óquei. 

SB: Depois de uma saída inesperada para o mundo do hóquei em patins de Valongo, o que espera encontrar em Barcelos? 
JM: Acima de tudo espero reencontrar a alegria de jogar! O último ano foi bastante complicado para mim, passei por situações desagradáveis que me desmotivaram imenso e, por isso, o meu principal objectivo este ano é voltar a sentir prazer em jogar e em ajudar a equipa a alcançar os seus objectivos. Sendo o Óquei um clube desta dimensão, espero encontrar um pavilhão sempre com muita gente pois são peça fundamental para o nosso sucesso. 

SB: O que o levou a escolher o Óquei?
JM: Na verdade a escolha foi muito simples, depois de decidir que ia abandonar o Valongo aconselhei-me com algumas pessoas acerca do clube e das pessoas que dele fazem parte e recebi as melhores referências da parte de todos. No dia seguinte sentei-me à mesa com os responsáveis do Óquei e facilmente chegamos a um acordo, nem sequer quis ouvir outras propostas porque tenho a certeza que fiz a escolha certa. 

SB: Em que acha que pode ser útil ao Barcelos? 
JM: Sou um defesa/médio que gosta de coordenar o processo ofensivo da equipa, de tentar criar desequilíbrios no 1x1 e de alimentar os avançados com assistências para golo. Em termos de utilidade à equipa, essa é uma questão que só poderá ser respondida em ringue.

SB: Considera esta vinda para Barcelos, um ponto de viragem na sua carreira? 
JM: Sem dúvida! Passei muitos anos em Valongo e este será um ano diferente para mim uma vez que tudo será novidade, por isso, é definitivamente um ponto de viragem na minha carreira! 

SB: Qual é a sensação de um jogador adversário perante a torcida barcelense na Catedral? 
JM: Nunca tive o prazer de jogar em Barcelos com o pavilhão cheio mas em vários jogos senti o apoio da claque e sem dúvida que para um jogador isso é motivante, mesmo que esteja a jogar pela equipa adversária! O objectivo é alcançar as vitórias que devolvam as pessoas ao pavilhão pois trata-se de um clube com todas as condições para ter o pavilhão sempre muito bem composto. 

SB: O que significa para si o Óquei de Barcelos? 
JM: Trata-se de um clube que merece todo o respeito pelo seu palmarés e pelas grandes equipas que construiu ao longo dos anos. Neste momento não vive os seus anos de glória mas estou convencido que, mais cedo ou mais tarde, voltará ao topo do hóquei em patins português. 

SB: Como avalia o restante plantel? Acha que, teoricamente, temos equipa para que patamar do campeonato? 
JM: Confesso que não conheço alguns dos novos colegas de equipa e, por isso, é difícil ter uma ideia concreta do real valor deste grupo. Em relação aos objectivos a alcançar, passarão essencialmente por fazer melhor do que a última época mas sempre com os pés assentes na terra e pensando num jogo de cada vez. 

SB: Acredita que o seu percurso no Barcelos pode ser igual ao de muitos outros jogadores que deram o salto para um patamar ainda maior? 
JM: Não penso, de todo, nessa possibilidade. Neste momento quero apenas ajudar a equipa a alcançar os seus objectivos, sentir-me útil e feliz no clube que represento, esse é o meu único pensamento. 

SB: Por fim, quer deixar alguma palavra à massa adepta deste clube? 
JM: Apenas pedir que compareçam sempre em grande número, ajudando-nos a alcançar os objectivos do clube. Da minha parte tudo farei para corresponder às expectativas de todos!

Fotos: ADValongo