sexta-feira, 5 de julho de 2013

Chegou ao fim o ciclo de Xixa no Óquei

Segundo noticiou o jornal regional Barcelos Popular na sua página oficial de facebook, o veterano Jorge Maceda, natural de Espinho e que completa 45 anos no próximo dia 24 de Novembro está de saída do clube, tendo sido avisado disso mesmo pela SAD do Óquei apenas no dia de hoje. A mesma fonte referiu ainda que Xixa, como é conhecido na modalidade, não tenciona arrumar os patins, estando a estudar propostas de clubes da segunda divisão portuguesa e ainda de um clube suíço. 

Xixa tem um palmarés com alguns títulos de alto gabarito mundial, como por exemplo a Taça Intercontinental de Campeão do Mundo conquistada no Brasil em 1992 ao serviço do Barcelos. Na primeira de três passagens pelo nosso clube, conquistou também a Taça das Taças nesse mesmo ano e, o campeonato nacional no ano seguinte. Em 2004 voltou ao OCB para conquistar a última competição nacional de séniores do clube: a Supertaça António Livramento. Por fim, regressou em 2009 após ter sido dispensado do Braga e, nesta última passagem realizou excelentes temporadas, com destaque para a época 2010/2011, onde foi o melhor marcador da equipa e, dos melhores marcadores do campeonato com 41 golos, onde atingiu uma série de catorze (!!!) jogos seguidos a marcar no campeonato.

Além do Óquei, Xixa representou ainda a Oliveirense, os extintos Vitória de Barcelinhos e Portosantense, o Candelária, a Juventude de Viana e também o Hóquei de Braga.