Há dois anos em Barcelos, com todas as condições e uma selecção brutal com grandes nomes como Gonçalo Alves, Miguel Rocha, João Souto, Hélder Nunes, entre outros, Portugal não foi capaz de bater a Espanha na final, deixando, em dezassete de Setembro de 2011, desiludidos os barcelenses que encheram a Catedral.
Esta madrugada, a história foi diferente e, também com uma selecção fortíssima, Portugal cilindrou a Espanha na final por 4-1, conquistando o título mundial que fugia desde 2003, quando em Montevideu (Uruguai), os portugueses se superiorizaram sobre a Argentina. Desde então, registavam-se três medalhas de prata, frutos de segundos lugares conquistados em Santiago do Chile (2007) com os barcelenses Kika e Chumbinho, em Bassano (2009) com Zé Pedro, Rafa e Celso e ainda, o já referido segundo lugar conquistado em Barcelos há dois anos. Pelo meio, em Malargue (Argentina, ano de 2005), Portugal não participou.
Nesta selecção estava integrado João Candeias, jogador do Óquei de Barcelos, assim como dois barcelenses e antigos atletas do clube que cedo abandonaram o OCB; Hélder Nunes (FC Porto) e Miguel Vieira (HC Braga). Candeias apontou seis golos na competição (e foi titular diante da Angola onde alinha Ziga, outro antigo jogador do Óquei), tal como Hélder Nunes. Vieira ficou-se pelos três golos. Foi um mês de ausência de João Candeias do plantel sénior do Óquei de Barcelos, que é agora sem dúvida bem compensado para o atleta.
O Sempre Barcelos congratula a selecção por este feito!